top of page
O-novo-horror-Editora-O-Grifo-Canto-do-Gargula.webp

O novo horror

Conto. O Grifo. 2022.

Desde a última década o cinema de horror vem revelando uma onda de filmes que tentam escapar da fórmula cheia de sangue e sustos gratuitos que dominam as produções mais comerciais do gênero, e não demorou para que a mídia cunhasse um termo para defini-los: “pós-horror”.

Filmes como O Babadook (2014), A bruxa (2015), Corra! (2017), Midsommar (2019), Nós (2019) e Saint Maud (2020) apostaram muito mais no drama, na crítica social e na tensão atmosférica e psicológica para causar medo. Viraram cult, receberam inúmeras críticas, mas também atraíram uma série de admiradores de dentro e de fora do universo dos filmes aterrorizantes.

Inspirados por esse movimento, a antologia O Novo Horror, organizada pelos escritores Daniel Gruber e Irka Barrios, reúne 20 contos de grandes autores e autoras nacionais, de diversos lugares do país, na qual participo com o conto Diáfano:

Não é preciso muito mais tempo para que só os olhares não bastem: o estranho então é sentir-se invadido perante a possibilidade de que qualquer um que tenha trocado meia dúzia de palavras comigo ache justificativa, a menor justificativa, para sentir do que minha pele é feita, como se, por causa da cor diversa, ela fosse feita de matéria diversa da que faz a pele deles. 
 

Mesmo após anos nesta cidade, há a sensação de que a qualquer momento alguém vai tocar na minha pele até afundar seu dedo.

O que foi dito sobre.

 

 

 

"Em Diáfano, de Alê Garcia, um homem lentamente descobre que elementos estranhos na sua vida começam a convergir para um horror além da imaginação. Uma história bem construída que explora com perfeição o medo de um "horror social" invadir e destruir a segurança familiar, especialmente em um contexto de preconceito onde a sociedade é agressiva e abertamente hostil e a família representa segurança e aceitação. A narrativa utiliza muito bem o sobrenatural como metáfora para explorar a mácula e a consequente desintegração da unidade familiar."

bottom of page