top of page
59357984.jpg

Fábulas e lendas africanas
reimaginadas

Conto. Escureceu. 2021.

E se você pudesse conhecer mais sobre a cultura africana por meio de contos nacionais de autores negros?

Através de um projeto incrível da editora Escureceu, pedimos licença ao continente africano para contar as suas lendas aos nossos, promovendo e exaltando toda esta cultura em nossas terra.

O volume reúne 13 narrativas de ficção em diferentes gêneros, para recriar histórias com raízes africanas, reimaginadas. 

Eu tenho a honra de estar presente neste livro lindíssimo, com o conto Gêmeos, reimaginando uma lenda cuja primeira publicação ocidental é de 1913.

Mesmo ali dentro, o odor é salobro — uma entidade que se impregna às suas narinas em qualquer parte da casa onde esteja. É uma espiral invisível, ansiosa por se fazer lembrar de sua existência, como tudo o que não queremos que nos lembre de sua existência. Mas, mesmo esta presença, ainda que ininterrupta, é menos constante que a imagem dos gêmeos, a imagem nítida dos gêmeos, não importa que tenham se passado tantos anos. Não importa que, para Anaya, estar ali — o mais distante possível, no lugar mais ermo que lhe foi possível — seja como estar vivendo qualquer outra vida, ou empurrando com os ombros vãos de tempo, só um simulacro de estar vivendo.

bottom of page